Tudo sobre o Jardineiro Amador

logomarga Jardineiro Amador

 

1. PEQUENO HISTÓRICO.

O JARDINEIRO AMADOR começou como um hobby, na metade de 2017. Tinha por objetivo difundir nas mídias sociais, técnicas, dicas e orientações para pessoas que gostam de cultivar horta, pomar e jardim. Quer em seus sítios, casas, apartamentos, espaços pequenos como varandas, garagens, ou mesmo em vasos e cantoneiras. Então restou definida a linha editorial. O objetivo foi de pura diversão, mantendo dois comportamentos distintos: diversão e incentivo de produção de produtos orgânicos. Num primeiro momento, foram criadas uma fanpage no Facebook e uma página no Instagram para divulgação de conteúdos vinculados às editorias da página. Foi elaborada uma singela logomarca e se iniciaram as postagens, todas produzidas de forma amadora, consistentes em fotos e vídeos que podem ser acompanhados nas mídias respectivas, seguidas de textos explicativos diretos e didáticos. O foco central, também, é auxiliar as pessoas que de uma forma ou de outra, tenham nas plantas uma forma de companhia para aplacar a solidão ou para se sentirem integradas com a natureza. No começo pensamos atingir sobretudo mulheres, sem, contudo, excluir homens. Há uma política de interação com a comunidade, com 100% de respostas aos comentários. As postagens passaram a receber uma regularidade, sempre dentro da linha editorial. As páginas tiveram excelente aceitação. O público está localizado em praticamente todas as cidades do Brasil e em muitos países do exterior em todos os continentes. Com o crescimento das páginas no Facebook e no Instagram, foi organizado no final do primeiro semestre de 2017, uma participação mais efetiva no YouTube  , com postagens regulares de vídeos. Ao longo do percurso ficou definido que haveria sempre “personagens” e “bordões” usados pelo Jardineiro Amador. Assim, o jardineiro propriamente dito, é o Altamir, que executa as práticas referidas em off pelo idealizador da operação, que sempre fica anônimo. Surgiram então dois personagens que aparecem esporadicamente nos vídeos: o “fred” e a “pérola”, que são dois cães sem raça definida que são tratados como “mascotes”.

No início de 2018 foi introduzido a figura do Jardineiro Amador Kids. Em seguida foi adicionada a Jardineira Amadora dona Santa. Para atender aos pedidos do nosso público, foram feitos testes de vendas de produtos (aventais e vasos de alumínio, substratos fertilizantes para adubar, substratos para plantar, inseticidas orgânicos, vasos, pulverizadores, regadores e peças de decoração para casa e jardim), que já se mostram eficazes num curto espaço de tempo. Um concurso de logomarca despertou interesse da comunidade e gerou um debate propositivo. Foi então, adotada uma nova identidade visual.

Em fevereiro de 2.018 em forma de laboratório, foi criado um site com um e-commerce extremamente modesto, que se mostrou promissor com produtos à venda, com entregas pelo correio. Entretanto, o tráfego desse site nos 4 primeiros meses foi muito disperso e o custo de correio absolutamente impraticável. O negócio foi sendo estruturado, com a regularização dentro de uma empresa específica, com montagem da estruturação fiscal. Houve a contratação de transportadoras para distribuição dos produtos, com redução do custo de entrega. Após a regularização da empresa, estão sendo implantandos constantemente novas formas de distribuição que não impactem tanto no preço dos produtos. Como exemplo podemos citar o planejamento de vendas porta a porta sob uma plataforma de aplicativo e “corner’s” em locais de grande circulação, o que deve ocorrer no curso de 2.019 ainda na fase de experiência.

Foi estruturado um novo site, na plataforma “Loja Integrada”, com e-commerce que atualmente contempla, como dito, cerca de 100 produtos.

O mix é variado, mas os mais relevantes são adubos e substratos orgânicos cujas fórmulas foram desenvolvidas pela equipe do Jardineiro Amador e tem excelente aceitação do público com eficiência e eficácia comprovadas.

Em seguida fizemos a implantação do Blog do Jardineiro Amador para geração de conteúdo para ajudar nosso público com informações, dicas, técnicas e passo a passo para montagem de hortas, pomares e jardins amadores. 

Tudo dentro do conceito americano do it yorself (diy) que quer dizer: faça você mesmo!

Nosso objetivo é alcançarmos o número de 1.000 produtos a venda no nosso site. 

Desde a entrada em vigor da nossa plataforma de vendas estamos num crescimento sendo que 80% deste tráfego é busca orgânica e via das mídias sociais.

Queremos, para 2020 um crescimento muito mais expressivo, atingindo não somente nosso ponto de equilíbrio como já iniciarmos break even.

Nas páginas das mídias sociais, no site e no blog poderão ser divulgados marcas, produtos e serviços de patrocinadores.

Para isso, desenvolvemos um mídia kit na expectativa de termos interessados em divulgar produtos e serviços em nossos canais, futuramente.

Já temos procura de parcerias, mas tomamos o cuidado de manter a sintonia com a nossa linha editorial, de sermos “amadores” e “orgânicos”.

Como dito, o JARDINEIRO AMADOR já possuí uma estrutura jurídica formatada e regular (registro na JUCESC, CNPJ, etc.) com registro de marca, conta corrente bancária, registro de domínios nacional e internacional. 

Como dito, no início de abril do ano de 2019 começaram experiências de vendas porta a porta. Inicialmente com duas vendedoras que receberam um breve treinamento. A experiência se mostrou muito viável e apresentou resultados positivos, e será expandida.

2. VALORES DO JARDINEIRO AMADOR

a. Repassar informação de conteúdo amador, para entreter, motivar e incentivar as pessoas a operarem atividades de cultivo de horta, pomar e jardim, que possam ser saudáveis e melhorar seus ambientes de vida, dentro do conceito orgânico e do do it yourself (diy) - faça você mesmo.

b. Proporcionar divertimento e distração aos integrantes da comunidade.

c. Atuar com rígidas normas de governança corporativa, dentro das linhas editoriais propostas.

3. MISSÃO DO JARDINEIRO AMADOR

Ideologicamente, há a contemplação de duas linhas que norteiam a operação que podem ser caracterizados como a missão do JARDINEIRO AMADOR

a. Todas as pessoas gostam de se sentir importantes. Então, a interação entre o canal e o público é sempre feita de forma intensa, atenciosa, respeitosa e prontamente. Além disso, muitas pessoas se sentem importantes quando estão responsáveis por algo. Algumas tem em outras pessoas essa atribuição. Outras nos seus afazeres profissionais. Outras ainda, se dedicam à animais domésticos. E milhares de outras, gostam de cuidar e se sentirem responsáveis pela sua horta, pomar ou jardim. Há um universo no entorno disso.

b. A oferta de orientação para esse universo tem por objetivo entreter, atrair e manter essas pessoas em torno do mesmo vínculo afetivo. E, como pano de fundo, transformar esse conjunto num negócio, que tem duas mãos. Pessoas recebem orientação para viver perto da natureza, produzir sua horta, pomar e jardim. Pessoas são abastecidas por produtos de confiança e de excelente qualidade necessários a manutenção da sua horta, pomar ou jardim.

4. VISÃO DO JARDINEIRO AMADOR

Oferecer entretenimento saudável, com integração de pessoas e exploração comercial que seja benéfica ao negócio e aos seus usuários, sejam eles consumidores by standards e/ou efetivos.

5. NEGÓCIOS DO JARDINEIRO AMADOR

O nosso negócio principal é: Tudo sobre horta, pomar e jardim, valendo-se do bordão: plantando amor!

Então, surgem oportunidades de negócios.

a. No Facebook: a ideia é manter o canal como fonte de geração de conteúdo dentro da linha editorial proposta, mas mesmo diante das dificuldades cada vez maiores criadas pela ferramenta, utilizá-la como meio de remessa do público para o YouTube; e/ou para remessa do público para um e-commerce; e/ou para postagens de conteúdo com merchandising de produtos vinculados aos conteúdos editoriais. As possibilidades são infinitas: equipamentos e produtos (vasos, ferramentas as mais variadas, sementes, adubos, inseticidas, máquinas, cursos on line, insumos, etc.).

b. No Instagram: é uma mídia com um público feminino e mais jovem. O objetivo é que sirva de suporte para, através de postagens de imagens vinculadas à linha editorial do negócio, remeter as pessoas às outras páginas onde seja possível informar, ofertar e entreter.

c. No YouTube: Usar o canal como ferramenta de divulgação da linha editorial com informações úteis ao público com referência ao e-commerce e para realização de merchandising.

d. E-Commerce: Formação de parecerias que tenham interesse de divulgar suas marcas, vender seus produtos ou serviços através das nossas plataformas (banners, postagens em blogs, venda direta).

6. FORMA E FREQUÊNCIA DO SERVIÇO

A geração do conteúdo deve continuar a ter uma conotação eminentemente amadora, com rigorosa observação dos valores, visão e missão acima expostos.

Assim, também, com relação a eventuais operações de merchandising. A ampliação de operação de e-commerce para venda de produtos físicos está estruturada se mostra viável economicamente face a aceitação cada vez maior por parte do público consumidor que aprova os produtos e retorna às compras com grande frequência.

Tanto nas modalidades atuais, como em eventual avanço comercial da operação, a ideia é mantê-la constante.

 

CONTATOS:

 

JARDINEIRO AMADOR – Plantando Amor  

Rua Ferdinando Ernesto Schadrack, n. 91

Ponta Aguda – Blumenau/SC. 89050-370

CNPJ 23.193.671.0001/11

 

Email:

jardineiroamador@gmail.com

Blog: https://blogdojardineiroamador.com.br

Instagram@jardineiroamador

Facebookhttps://www.fb.com/jardineiroamador/

Youtubehttps://www.youtube.com/jardineiroamador

 

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Orador Completo Desenvolvimento Pessoal e Profissional EIRELI - LTDA - CNPJ: 23.193.671/0001-11 © Todos os direitos reservados. 2019